quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lixo que não vai para o lixo


Seu celular pifou? O MP3 emudeceu? Eletrônicos e outros objetos têm de ser reciclados de modo especial

Ludmila Balduino Recreio- 07/04/2011

{txtalt}
TUBINHO PERIGOSO 
As lâmpadas fluorescentes contêm 

mercúrio, um metal perigoso. 
Há postos de coleta só em algumas 
cidades do país. Mas fique esperto: 
uma nova lei obriga indústrias a 
coletar lâmpadas velhas. 
Em breve todas terão de recebê-las. 



{txtalt}
VENCEU! E AGORA? 
Quando um remédio vence ou acaba, 

devemos jogá-lo na lixeira, certo? 
Errado! Remédios contaminam o solo. 
Fale com seus pais e descubra se há 
coleta especial em sua cidade. 
É possível ainda deixar medicamentos 
em farmácias que têm esse tipo de coleta. 



{txtalt}
DE OLHO NO ÓLEO 
Não é bom jogar óleo de cozinha no

 lixo ou na pia. Ele entope canos, 
contamina peixes dos rios e dificulta
 a absorção da água de chuvas no
 solo. Espere esfriar, guarde-o em 
garrafas de refri e leve-o a postos de coleta. 

{txtalt}
GÁS DO MAL Geladeiras e freezers 
velhos não podem ir para o lixo, pois 
contêm gases como o CFC, que piora
 o efeito estufa e destrói a camada de 
ozônio. A indústria Fox, em São Paulo,
 transforma o CFC das geladeiras em
 material não poluente. A empresa 
promete estender a coleta
 para todo o país em breve. 



{txtalt}
A BATERIA ARRIOU? 
Baterias de celulares, telefones sem

 fio e filmadoras possuem compartimentos 
recheados de materiais que podem
 se romper e poluir o solo e a água.
 Além disso, elas contêm metais que 
podem ser reaproveitados. Lojas de
 celulares costumam coletar baterias.
 Outra dica é usar pilhas recarregáveis - elas
 demoram mais tempo para serem descartadas. 



{txtalt}
PEÇAS QUE VALEM OURO! 
Os circuitos celulares, mp3 players 

e computadores (até mouses e teclados) 
têm metais caros, como ouro, prata e cobre. 
Se eles fossem reutilizados, os aparelhos
 novos seriam mais baratos e a natureza
 não seria devastada com mineração. 
No Brasil, uma lei recente diz que fabricantes 
de eletrônicos devem reciclar os produtos. 
Nem todos se adaptaram ainda, mas na
 hora de jogar fora os equipamentos, 
seus pais podem pedir informações 
sobre reciclagem à empresa. 



{txtalt}
FIQUE DE OLHO! Você ganhou um 
computador novo, mas o antigo
 ainda funciona? Faça uma doação! 
Há um projeto que distribui máquinas 
para quem precisa. Dê uma olhada no site

O Cidadão Eco é uma empresa que

 coleta sucata eletrônica na cidade 
de São Paulo e recebe material 
enviado pelo correio. 
Confira mais informações no site.

Consultoria: Assessorias de imprensa

 do Ministério do Meio Ambiente
 e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


26 comentários:

  1. Sean 4º ano C


    Eu achei muito legal, aprendi que tem que reciclar o lixo e achei muito importante.



    RHYAN E PAULO 4º ANO C

    Eu achei muito importante essa explicação porque eu não sabia sobre tudo isso de reciclagem mas agora eu
    sei mais do que eu sabia antes.


    Lucas 4º ano C

    Eu achei importante porque o meio ambiente esta sendo destruído pelo homem.


    José Davi Dias Neves 4º ano C


    Eu achei importante nós temos que reciclar as pilhas, MP3 e etc.

    João Henrique dos S. 4º ano C

    Eu achei muito bom porque não polui o ar, o solo e o rio e ajuda a preservar o nosso planeta.


    Janaina Dias Neves 4º ano C

    Eu achei muito legal, importante e aprendi que temos que jogar cada coisa no seu lixo, comida, papel e tudo o que é lixo no seu lixo, nós temos que reciclar eu peço por favor cuide da natureza.


    Emanuele Cristini Guerra Cardoso 4º ano C

    Eu achei muito importante reciclar
    papel, vidro, metal e jogar fora corretamente tudo o que é lixo que eu não preciso e ninguém
    precisará.


    Eduarda Cristini Guerra Cardoso 4º ano C

    Eu aprendi que é importante jogar lixo no lixo, jogar o lixo na lata correta, por exemplo, lata de sardinha na lata de metal, não jogar óleo usado na pia da sua casa se não vai entupir a sua pia.


    Taynara Lovo de Matos 4º ano C

    Eu achei que foi muito importante, eu aprendi a coletar lixo e vou falar a todos os meus familiares para fazer isso [reciclagem e coleta seletiva].


    PEDRO E VITÓRIA 4º ANO C

    Nós achamos que temos que jogar
    lixo no lixo e fazer a coleta seletiva, isso é muito importante.


    Raíssa e Luana 4º ano C

    Nós achamos muito importante e aprendemos que tem que jogar o lixo na lata de lixo da cor certa.


    Renan 4º ano C

    Eu achei muito legal e que tem que separar o lixo de hospitais e de coisas que são recicláveis e não jogar lixo na natureza.


    Guilherme H. 4º ano C

    Acho que é importante para todos e
    também para a natureza, é muito legal
    separar o lixo e ajudar o coletor de
    lixo no seu trabalho.


    Guilherme Sanches Do Nascimento 4º ano C

    Eu achei muito legal porque ensina as crianças a fazerem reciclagem e coleta seletiva, assim não faz mal a natureza.


    Ágata Fernanda Vieira 4º ano C

    Eu achei muito importante porque nós não vamos poluir o meio ambiente e nem o solo, aprendi muitas dicas que posso fazer em casa é por isso que eu gosto de ter aula de informática.


    RONALDO 4º ANO C

    Eu achei muito legal porque fazendo a coleta seletiva o meio ambiente agradece.

    ResponderExcluir
  2. Maria Eduarda 5° ano C

    Eu aprendi que nós temos que jogar lixo no lixo, nós temos que jogar metal com metal, papel com papel, vidro com vidro, se nós vermos um lixo jogado na rua nós devemos pegar, porque se não nossa cidade fica poluída, nós não devemos misturar lixo com lixo, devemos separar o lixo um do outro, tipo se na nossa casa tem uma pilha velha, se nós tirarmos tudo que tem na pilha, tem um pó
    que pode dar câncer, agente tem que achar um posto de coleta e deixar as pilhas velhas lá.


    Wállita 5° ano C

    Eu aprendi hoje que não podemos jogar lixo na rua e quando tiver lixo na rua não podemos pisar no lixo porque podemos pegar doenças, é muito feio jogar lixo na rua, lixo é no lixo e temos que jogar certo papel no lixo de jogar papel, vidro no lixo de jogar vidro e nós temos que cuidar da nossa cidade.


    Vitória 5º ano C

    Eu aprendi que tem que fazer a coleta seletiva porque se nós não fizermos a nossa cidade vai ficar poluída, se nós cuidarmos da nossa cidade ela vai ficar bonita, linda, etc e não jogue pilha no lixo porque pode explodir.


    Roni 5º ano C

    Eu aprendi que não pode jogar lixo no chão, não se pode jogar pilha no lixo, lixo
    pode causar doenças no corpo, alguns tipos de lixo podem causar contaminação, é muito grave, é perigoso cuide da sua cidade.

    Pedro Henrique Cardoso Da Silva 5º ano C

    Eu aprendi que eu tenho que fazer a coleta seletiva porque é bom para a natureza, também eu e meus colegas aprendemos que dentro da pilha tem uma poeira cinza que pode causar câncer.
    Sabe que quando a gente joga a pilha na natureza a pilha contamina o solo, o rio e o ar não faça isso.

    Beatriz do Carmo Rodrigues Pereira - 5º ano C

    Eu aprendi que a coleta seletiva é para ajudar o nosso planeta terra, a deixar ele bem limpinho, algumas dicas para você, não jogue lixo no chão e faça você na sua casa a coleta seletiva.

    Gabriel José Alves Ribeiro 5º ano C

    Eu aprendi que eu e todos temos que fazer coleta seletiva, para ter um mundo mais limpo e mais cheiroso, se agente não fizer a coleta seletiva, agente vai prejudicar mais a nossa vida e nós iremos ficar doentes e o mundo também.


    Ana Paula 5º ano C


    Eu aprendi que tem que jogar lixo no lixo e que não podemos poluir nossa cidade, agente até jogou joguinho da coleta seletiva, temos que ajudar nosso planeta.


    Nara Júlia 5º ano C

    Eu aprendi que nós não podemos estragar nosso mundo, por isso todos nós temos que fazer coleta seletiva, lembre-se que nós sempre temos que jogar lixo no lixo, também eu tive uma noção de que como é difícil separar lixo, mas mesmo assim nós temos que separar .

    Beatriz Calciolai Lapaz 5º ano C

    Eu aprendi que tem que ajudar o lixo na lata de lixo para ajudar o mundo, você tem que jogar papel na lata de papel e nós não podemos jogar lixo na rua e a coisa mais importante que não pode jogar óleo na pia. E vamos ajudar o mundo a não ter lixo no mundo. Eu sou uma menina que não joga lixo na rua. E não podemos maltratar os animais.


    Daniely Vitória Da Silva 5º ano C

    Eu aprendi que não pode jogar lixo no rio porque se não a Mãe Natureza ficará muito doente e o nosso planeta ficará cheio de lixo e todos os animais morrerão. Não polua o nosso planeta, porque se não a camada de ozônio vai ser destruída e o nosso mundo vai ficar todo poluído. Ajude a natureza!


    Tácila Dos Santos Salustiano 5º ano C

    Eu aprendi que o lixo tem que ser colocado no lixo e que a cor vermelha é para colocar
    os plásticos e a cor azul é para colocar os papéis que nós usamos, temos que colocar no
    verde os vidros que nós quebramos e o amarelo é para colocar os metais que nós usamos e não vamos usar mais e no marrom o lixo orgânico.

    ResponderExcluir
  3. Jéssica 5º ano C

    Eu aprendi na aula que eu não posso jogar o lixo na rua, para isso acabar temos que fazer a coleta seletiva todos os dias em nossas casas.


    Mauro Rian Cordeiro Linhares 5° ano C

    Eu aprendi que temos que fazer a coleta seletiva porque temos que separar o lixo direitinho e não jogar lixo na rua, não jogar lixo na natureza ajude a preservar o meio ambiente.


    Sabrina Caroline da Silva Fileto 5º ano C

    Eu aprendi hoje que não pode jogar lixo nas ruas, nos rios e nas cidades porque polui muito a nossa cidade de Osvaldo Cruz, por isso vamos proteger nossa cidade, vamos colocar cada lixo na sua lata.


    Natan de Oliveira Guimarães 5º ano C

    EU aprendi que não pode jogar lixos nas ruas, nos rios e no chão porque prejudicamos o nosso planeta. Vamos agir, vamos fazer alguma coisa para ajudar o nosso planeta e não vamos deixar água parada para não criar Dengue e etc...


    Geovana Cristina da Silva Ferreira 5º ano C

    Eu aprendi que coleta seletiva é importante para termos um mundo mais limpo. O mundo não é tão limpo, mas se todo mundo fizer coleta seletiva o mundo ficara mais limpo. Eu aprendi também que tem latas de lixo coloridas, você tem que lembrar a cor certa para jogar o lixo no lugar certo, se você jogar lixo nas calçadas, quando chove ele pode ir para o bueiro e pode prejudica e causar enchentes e as pessoas podem até morrer, então tem que jogar o lixo na lata de lixo e não podemos jogar pilhas no lixo comum que vai para o lixão, se não as crianças vão lá e abrem as pilhas e o pozinho que têm dentro delas podem causar câncer.

    ResponderExcluir
  4. Jânio 4º ano B

    Eu aprendi que tem que jogar o lixo no lixo e não no chão, se não contamina o solo e também pode transmitir doenças.


    Maria Eduarda 5° ano C

    Eu aprendi que nós temos que jogar o lixo no lixo, nós temos que jogar metal com metal, papel com papel, vidro com vidro, se nós vermos um lixo jogado na rua nós devemos pegar, porque se não nossa cidade fica poluída, nós não devemos misturar lixo com lixo, devemos separar o lixo um do outro, tipo se na nossa casa tem uma pilha velha, se nós tirarmos tudo que tem na pilha, tem um pó que pode causar câncer, agente tem que achar um posto de coleta e deixar as pilhas velhas lá.


    BEATRIZ SANTOS SANCHES 5º ano A

    Eu achei que foi muito importante aprender sobre o lixo e achei muito legal, queria na próxima aula que o professor passasse mais e aprender mais sobre separar o lixo.
    Agradeço ao professor Maycon por me ensinar tudo isso.


    Bianca 5° ano B

    Bom eu aprendi muito por exemplo
    não jogar óleo na pia,
    quando eu ganhar um computador novo
    não devo jogar fora o computador,
    devo fazer uma doação.


    Lucas Vilela 4º ano A

    Eu gostei de aprender sobre o lixo para não poluir o meio ambiente e aprendi as cores das latas de lixo, para jogar vidros, metais, orgânicos e plástico, para colocar certinho nas latas de lixo. E as pilhas, baterias e lâmpadas devem ser descartadas de modo especial para não poluir o meio ambiente. E temos que jogar lixo no lixo.

    ResponderExcluir
  5. Ana Caroline 4º Ano A

    Eu achei muito importante devemos respeitar e cuidar da mãe natureza!!!

    ResponderExcluir
  6. Kelly e Carolina 4º ano B

    Nós aprendemos que não podemos jogar pilhas, remédios vencidos, eletrodomésticos em qualquer lugar esse tipo de lixo tem que ser recolhido de modo especial.

    ResponderExcluir
  7. Wállita 5° ano C

    Eu aprendi hoje que não podemos jogar lixo na rua e quando tiver lixo na rua não podemos pisar no lixo porque podemos pegar doenças, é muito feio jogar lixo na rua, lixo é no lixo e temos que jogar certo papel no lixo de jogar papel, vidro no lixo de jogar vidro e nós temos que cuidar da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  8. Guilherme 5º ano B

    Eu achei que foi muito legal porque as fábricas vão recolher o lixo que elas mesmas fizeram, porque se jogarmos esse tipo de lixo na natureza vai demorar muito tempo para desaparecer.

    ResponderExcluir
  9. Gabriele Pessan dos Santos 5º ano A

    Eu achei muito legal o projeto coleta seletiva por que o lixo fica separadinho papel com papel, metal com metal, vidro com vidro, plástico com plástico, orgânico com orgânico. E o lixo que não pode jogar no lixo deve ser descartado de forma especial.

    ResponderExcluir
  10. Karina Tripoloni 5º ano A
    *Coleta seletiva*

    Eu achei que é muito legal a coleta seletiva e ensina muitas coisas tipo separar o lixo na lixeira certa.
    O lixo orgânico, o vidro, o papel, o plástico e o metal.
    A esqueci de falar do lixo que não pode ser jogado no lixo normal. As pilhas tem um pozinho que se entrar em contato com a pele ele pode causar câncer de pele e as lâmpadas não podem ser jogadas no lixo normal.

    ResponderExcluir
  11. João Victor Pereira 5º ano B

    Eu achei muito legal e muito importante por que não pode jogar óleo no lixo e nem na pia é só ir
    na Granol e trocar pelo um novo e também não jogar lixo no chão.

    ResponderExcluir
  12. Vitória 5º ano C

    Eu aprendi que tem que fazer a coleta seletiva porque se nós não fizermos a nossa cidade vai ficar poluída, se nós cuidarmos da nossa cidade ela vai ficar bonita, linda, etc e não jogue pilha no lixo porque pode explodir.

    ResponderExcluir
  13. Kamili Vitoria Marinho 4º Ano A

    A coleta seletiva é importante eu aprendi muitas coisas sobre o lixo, se todos nós praticarmos tudo o que foi ensinado aqui na escola o mundo será bem melhor.

    ResponderExcluir
  14. Gabriel 4º ano B

    Eu aprendi que não pode jogar remédio no lixo tem que fazer uma coleta especial, levar o remédio vencido a um posto de coleta.

    ResponderExcluir
  15. Maria Eduarda 5º ano A

    Eu achei legal porque fala sobre o lixo e ensina muitas coisas interessantes sobre o lixo, a coleta seletiva é muito interessante para as pessoas e também melhora o meio ambiente, se todos fizerem a sua parte o mundo será melhor.

    ResponderExcluir
  16. Mariely 5ºano B

    Eu achei muito legal esse site que nos ensina a reciclar, a separar o lixo no lugar certo, e também é um problema muito complicado de resolver e por isso temos que agir juntos e aprendemos que: que a lâmpada fluorescente tem uma substância chamada mercúrio e ela é muito perigosa pois pode causar câncer de pele ao contato com a pele e não devemos jogar lixo na natureza seje ecologicamente correto recicle ajude o nosso planeta terra...

    ResponderExcluir
  17. João 4º ano A

    Eu adorei a coleta seletiva porque é muito importante para o meio ambiente e ajuda o mundo.

    ResponderExcluir
  18. Roni 5º ano C

    Eu aprendi que não pode jogar lixo no chão, não se pode jogar pilha no lixo, lixo
    pode causar doenças no corpo, alguns tipos de lixo podem causar contaminação, é muito grave, é perigoso cuide da sua cidade.

    ResponderExcluir
  19. Sônia 4º ano B

    Eu aprendi que não pode deixar a tampa do lixo aberta e também não pode jogar pilha no lixo.
    Temos que reciclar.

    ResponderExcluir
  20. Laieni 5º A

    Eu achei legal porque fala como se faz a coleta seletiva, depois que usar o óleo, mp3, celulares e etc leve aonde você comprou que as pessoas levam para
    o lugar certo para reciclar.
    O celular é a mesma coisa tem que levar aonde comprou para as pessoas levarem
    para o lugar certo.

    ResponderExcluir
  21. Vitória 5º ano B
    Eu achei que foi muito legal falar sobre o lixo, um problema complicado de se resolver podemos fazer nossa parte não jogando pilha no lixo e bateria de celular, a coleta seletiva é o que devemos fazer.

    ResponderExcluir
  22. Raynara 4º ano B

    Eu aprendi que é importante deixar a tampa do lixo tampada, não pode jogar pilha no lixo bateria e muito mais, não pode jogar lixo nos rios e nem nos mares.

    ResponderExcluir
  23. Henrique 4º ano A
    Eu aprendi que o planeta terra pede socorro faça a coleta seletiva não jogue lixo no meio ambiente.

    ResponderExcluir
  24. Pedro Henrique Cardoso Da Silva 5º ano C

    Eu aprendi que eu tenho que fazer a coleta seletiva porque é bom para a natureza, também eu e
    meus colegas aprendemos que dentro da pilha tem uma poeira cinza que pode causar câncer.
    Sabe que quando a gente joga pilha na natureza a pilha contamina o solo, o rio e o ar não faça isso.

    ResponderExcluir
  25. Camila 4º ano B

    Eu achei importante poque sem a coleta seletiva nosso país seria inteirinho poluído e eu aprendi que na lata vermelha é plastico na azul é papel na verde é vidro na amarela é metal e na marrom é o resto de comida que comemos.


    Nara Júlia 5º ano C

    Eu aprendi que nós não podemos estragar nosso mundo, por isso todos nós temos que fazer coleta seletiva, lembre que nós sempre temos que jogar lixo no lixo, também eu tive uma noção de que como é difícil separar lixo, mas mesmo assim nós temos que separar .

    Isadora e Gabriel 4º ano A

    Foi muito legal a coleta seletiva e aprendemos muitas coisas legais com: plastico na lata vermelha,
    vidro na lata verde, papel na lata azul, lixo orgânico na lata marrom e metal na lata amarela.

    Isabela 5° ano B

    Eu acho que se todo mundo fizesse sua parte o mundo seria melhor, achei o site muito legal por incentivar a jogar cada lixo no seu lugar como seringa não pode jogar no lixo normal pois pode contaminar o lixeiro e os catadores de lixo, se eu tivesse um computador velho e fosse ganhar um novo doaria para as pessoas que precisam de computador , eu aprendi também que não podemos jogar remédio no lixo normal tem um lugar certo pra se jogar esse tipo de coisas cada lixo tem seu lugar de ser jogado, as pilhas não podem ser jogadas em qualquer lugar pois se jogar no lugar errado vai prejudicar a natureza e nós também, a lâmpada também tem substâncias que podem prejudicar nós se não ser jogada no lugar certo, por isso também existe coleta seletiva para ajudar jogar cada lixo em seu lugar e cada lixo tem sua cor amarelo, azul, marrom e vermelho os vidros tem sua cor os resto de comida tem sua cor de lixo de ser jogada os papel e outros lixos tem seu lugar .

    Laihara Palma Ribeiro da Silva 5º ano A.

    *-*Coleta Seletiva*-*

    Eu achei muito bom porque eu aprendi que não pode jogar óleo de cozinha no pé de goiaba porque eu jogava não se pode jogar porque quando chove aquela árvore não absorve a água e ela também pode até morrer.
    E o negócio de que não pode jogar remédio vencido no lixo tem que levar onde comprou o remédio que eles vão mandar para um lugar que vai jogar o remédio fora mas para um lugar próprio. E também tem lixo que tem que jogar no seu lugar próprio porque se não pode prejudicar o solo, a saúde, os lixeiros, o ar e etc.
    E se você comprou um computador, um celular, um MP3, um novo teclado, uma nova caixinha de som, uma novo CPU, um novo notbook. Todas essas coisas compradas novas você vai usar e as velhas o que será que você irá fazer? Então vou lhe dar uma dica sabe essas coisas velhas que você não usa mais doe para uma pessoa que precisa que não tem que tem vontade de ter faça essa caridade um dia elas poderão te dar o dobro e agradecer muito você.

    ResponderExcluir
  26. Caio Rian 4º ano

    Eu gostei de aprender sobre coleta seletiva, porque eu aprendi que eu não posso jogar lixo no rio e nas matas.
    Vamos cuidar da nossa cidade não jogue lixo na rua.

    Isabela Zaneti dos Santos 5º ano A

    Eu achei que a coleta seletiva é muito legal, porque ela recicla as nossas coisas que vai para o lixo que a gente faz.
    Eu aprendi que pilhas, baterias, lâmpadas e etc, fazem mal para o nosso mundo e para a nossa saúde, porque se nós abrirmos as pilhas, tem um pó, que em contato com a nossa pele, pode causar câncer uma doença muito grave.
    Nunca jogue o óleo dentro da pia, porque pode entupir os canos da pia, nem no quintal porque pode matar as plantas.

    Larissa 5º ano B

    Eu achei muito interessante porque ajudar o mundo é bom. Não depende só de mim. Eu acho interessante aprender: que lâmpadas fluorescentes ajudam a economizar energia elétrica.

    Ana Paula 5º ano C

    Eu aprendi que tem que jogar lixo no lixo e que não podemos poluir nossa cidade, agente até jogou joguinho da coleta seletiva, temos que ajudar nosso planeta.

    Bruna 4º ano B

    Eu aprendi que não pode jogar pilha no lixo, bateria e muitas coisas mais.
    Também não pode jogar remédio vencido na terra se não contamina o solo, não pode jogar óleo na pia e etc.

    ResponderExcluir