domingo, 3 de abril de 2011

Conheça o primeiro astronauta do Brasil e o primeiro brasileiro a ir ao espaço


Marcos Pontes conseguiu realizar o sonho da maioria das crianças do mundo todo: ser astronauta. A realização do sonho é uma conquista não só pessoal, mas também nacional: ele é o primeiro astronauta do Brasil e primeiro brasileiro a ir ao espaço.




Marcos Pontes nasceu em Bauru interior de São Paulo, no dia 11 de março de 1963, e suas maiores lembranças de infância são as visitas ao Aeroclube de Bauru para ver a Esquadrilha da Fumaça, e à Academia da Força Aérea (AFA) onde seu tio servia como membro da equipe de manutenção de aeronaves. Foi aí que começou a dar asas a seus sonhos.
Porém, o início de sua carreira foi bem difícil: começou a trabalhar como eletricista com apenas 14 anos de idade para pagar seus estudos no colégio técnico de eletrônica e teve que estudar muito até entrar para a Força Aérea. A partir daí, Marcos não parou mais: formou-se piloto militar, foi instrutor da aviação de caça, líder da esquadrilha, e voou em praticamente todos os aviões da FAB.
Marcos nunca parou de estudar: cursou Engenharia Aeronáutica e fez mestrado em Engenharia de Sistemas em Monterey, na Califórnia, onde também fez doutorado. Foi essa combinação de teoria e prática, engenharia e vôo que o tornou o candidato ideal a representar o país quando o Brasil abriu uma seleção de astronautas em 1998. Depois de ser escolhido o primeiro astronauta brasileiro Marcos morou com a família no Texas (EUA), onde fez o treinamento para astronautas na NASA, em Johnson Space Center em Houston.


Em 18 de Outubro de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) assinaram um acordo que possibilitou a realização da primeira missão espacial tripulada brasileira, batizada como "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do vôo de Santos Dumont (pai da aviação). A tripulação composta pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes, pelo astronauta estadunidense  Jeffrey Williams e o astronauta russo Pavel Vinogradov, comandante da missão, decolou no dia 29 de março de 2006, às 23h30min (horário de Brasília), no Centro de Lançamento de Baikonur, no Cazaquistão. Eles seguiram, na nave Soyuz TMA-8, para a Estação Espacial Internacional, levando 15 quilos de carga da Agência Espacial Brasileira, incluindo oito experimentos científicos criados por universidades e centros de pesquisas brasileiros. A missão, realizada com sucesso, teve duração de 10 dias, sendo dois dias a bordo da Soyuz e oito na Estação Espacial Internacional.




Marcos Pontes, Pavel Vinogradov e Jeffrey Williams


  O vídeo abaixo mostra como foi o lançamento da nave espacial Soyuz TMA-8








Veja o que Marcos Pontes disse sobre a Educação 

   O astronauta acredita que a educação é o melhor caminho para se chegar ao futuro e aponta cinco razões para nunca abandonar os livros:


1 - "Por meio do estudo, você assume o controle da sua vida".
2 - "Quando falar que sabe de alguma coisa, você estará dizendo a mais pura verdade".
3 - "Não importa onde você esteja e quem você é: conhecimento é universal".
4 - "Educação é a melhor garantia para o seu futuro: não existem atalhos!"
5 - "A educação nos ensina a reconhecer o comportamento dos sábios e dos idiotas".

 

FONTE


PERGUNTEI PARA A TURMA DO 4º ANO C E 5º ANO C O QUE ELES FARIAM SE PARTICIPASSEM DE UMA MISSÃO AO ESPAÇO VEJA O QUE ELES ESCREVERAM NOS COMENTÁRIOS. 

2 comentários:

  1. Taynara e Carol 4º ano C

    Nós juntas no espaço, iríamos tirar fotos e quando chegarmos a terra iremos dar para nossa professora e para nossa família e amigos as fotos seria da lua e da terra tirada lá de cima.

    RHYAN E SEAN 4º ANO C

    SE EU FOSSE PARA O ESPAÇO EU IRIA BRINCAR NA LUA E O MEU AMIGO IRIA ROLAR NA LUA, NÓS IRIAMOS SE DIVERTIR PRA VALER, IRIAMOS FAZER MUITAS COISAS LEGAIS E IRIAMOS VER A TERRA LÁ DE CIMA.

    Eu Taynara 4º ano C

    Iria levar a bandeira do Brasil até a lua.

    Paulo 4º ano C

    Eu iria colocar a bandeira do nosso país na lua e depois iria voltar para a terra.

    João 4º ano C

    Eu iria levar uma bandeira do Brasil até a lua, para quem for lá ver se isso um dia acontecer vai ser muito legal.

    Eu Carolina 4º ano C

    Vou fazer aventuras, vou brincar e vou tirar fotos eu amo pesquisar.

    Emanuele 4º ano C

    Eu iria para a lua para colocar uma bandeira do Brasil.

    Vitória 4º ano C

    Eu andaria em volta da lua vendo o céu, o espaço e o Brasil.

    RENAN 4º ANO C

    EU IRIA ENTERRAR A BANDEIRA DO BRASIL NA LUA DEPOIS IRIA EMBORA PARA A TERRA.

    GUILHERME E RONALDO 4º ANO C

    SE EU E MEU AMIGO FOSSEMOS AO ESPAÇO IRIAMOS PONHAR A BANDEIRA DO BRASIL NA LUA.

    Eu sou a Raíssa 4º ano C

    Eu colocaria a bandeira do Brasil lá na lua.

    Lauana

    Se eu fosse na lua eu queria encontrar muita água para beber.

    Luana 4º ano C

    Se eu fosse na lua eu iria ver se tinha água e se da para plantar feijão, se der para plantar feijão eu ira levar um saco de feijão e plantar, depois de algum tempo eu iria lá na lua colher o meu feijão. E você?

    ResponderExcluir
  2. GABRIEL JOSÉ ALVES RIBEIRO 5º ANO C

    EU IRIA VER OS PLANETAS COMO MARTE, JÚPTER E MERCÚRIO.

    VITÓRIA E SABRINA 5º ANO C

    EU IRIA FLUTUAR NO ESPAÇO, BRICAR COM O DRAGÃO DO SÃO JORGE NA LUA E VIAJAR NA CALDA DE UM COMETA.

    TÁCILA DOS SANTOS SALUSTIANO 5º ANO C

    EU IRIA CONTAR PARA O MARCOS PONTES QUE EU LI UMA HISTÓRIA DELE E QUE
    EU GOSTEI MUITO DA HISTÓRIA PORQUE É MUITO EMOCIONANTE.

    WÁLLITA LAIALA LOPES DA SILVA 5º ANO C

    EU IRIA TIRAR MUITAS FOTOS DO PLANETA TERRA VISTO LÁ DE CIMA.
    IRIA MUITO FELIZ PORQUE EU IRIA VER OS PLANETAS E AS ESTRELAS.

    DANIELY VITÓRIA SILVA 5º ANO C

    SE EU FOSSE A LUA, EU IRIA FAZER UM PEDIDO PARA AS ESTRELAS CADENTES.
    EU IRIA VIAJAR NA CALDA DO COMETA.

    BEATRIZ CALCIOLAI LAPAZ 5º ANO C

    EU IRIA INVESTIGAR A LUA E OS PLANETAS... HUM E TAMBÉM BRINCAR...
    EU IRIA FAZER UM PEDIDO PARA A ESTRELA CADENTE E IRIA VIAJAR NA CALDA DO COMETA IRIA SER MUITO LEGAL.

    PEDRO HENRIQUE CARDOSO DA SILVA 5º ANO C.

    EU IRIA FAZER ASSIM JÁ QUE LÁ NÃO TEM GRAVIDADE EU IRIA BRINCAR COM A GRAVIDADE, FAZER PEDIDOS PARA AS ESTRELAS CADENTES, BRINCAR COM OS ETS E CONHECER OUTROS PLANETAS.


    GEOVANA CRISTINA DA SILVA. F. 5º ANO C

    EU IRIA VER A TERRA DE LONGE PARA VER COMO ELA É LÁ DE CIMA, CONHECER CADA PLANETA PARA VER COMO QUE É, FLUTUAR NO ESPAÇO POR MUITO TEMPO, VER AS CRATERAS DA LUA, VER AS ESTRELAS DE PERTO, QUERIA MONTAR NO DRAGÃO DO SÃO JORGE, VIAJAR NA CALDA DE UM COMETA, DEITAR NA LUA PARA VER AS ESTRELAS CADENTES E FAZER UM PEDIDO, BRINCAR NA LUA E NO ESPAÇO COM AS ESTRELAS, OLHA SERIA MUITO LEGAL, NA VERDADE IRIA DAR MEDO MAS EU IRIA LÁ NO ESPAÇO.

    ANA PAULA RODRIGUES DE ARAUJO F. 5º ANO C

    EU IRIA TIRAR UMA FOTO DA LUA E DOS OUTROS PLANETAS, SE DESSE EU MONTARIA EM UM COMETA LINDO E BRILHOSO E NO PLANETA SATURNO EU LEVARIA OS MEUS AMIGOS.

    NARA JÚLIA 5º ANO C

    EU IRIA CONHECER O ESPAÇO TODO, EU TAMBÉM IRIA FAZER UM PIDIDO PARA UMA ESTRELA CADENTE, TAMBÉM CONHECER OS ETES E OS PLANETAS E EU TENHO CERTEZA QUE SERIA MUITO LEGAL.

    BEATRIZ 5º ANO C

    EU IRIA BRINCAR DE PIQUE-ESTRELA COM OS EXTRATERRESTRES E ETC...


    RONI 5º ANO C

    EU IRIA PESQUISAR COISAS NO ESPAÇO, BRINCAR DE ESTRELINHA, CANTAR UMA
    MÚSICA PARA A LUA E BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE COM OS ETS.

    MAURO RIAN 5º ANO C

    EU IRIA BRINCAR DE VIRAR ESTRELINHA E VIRAR MORTAL NO ESPAÇO E CORRER E BRINCAR COM OS ETS.

    JÉSSICA 5º ANO C

    EU IRIA BRINCAR COM OS ETS E ME TORNAR AMIGA DELES.

    LARA JÚLIA SILVA BONFIM 5º ANO C

    BRINCAR NO ESPAÇO, FLUTUAR NO ESPAÇO BEM LONGE, VER TUDO QUE TEM LÁ NO CÉU, IRIA VER AS PESSOAS LÁ DE CIMA E EU IRIA BRINCAR COM AS MINHAS AMIGAS NO ESPAÇO.

    ResponderExcluir